Projeto Etnias: Pomeranos

Promova missões nas redes sociais
Foto: Carlos Alberto Jarske
Com forte diversidade geográfica, cultural e social, o Espírito Santo possui um campo missionário fértil. Ciente disso, o Ministério de Evangelismo e Missões (Mevam) realiza um trabalho com etnias que vem resultando em bons frutos. Na região de Laranja da Terra, o destaque é uma ação com os pomeranos. Originário da Europa, onde vivia de forma isolada entre a Alemanha e a Polônia, esse povo migrou para terras capixabas há 156 anos, encontrando no interior as condições para se estabelecer.

Ao alcançar essa população, o Mevam dá mais um passo estratégico referente ao evangelismo. O trabalho é liderado pelo missionário Wilmar Bennevitz, que fala fluentemente a língua, e assim pode se comunicar com os moradores locais.

Ele lembra que antes já havia atuação batista na região, mas o idioma era um problema. “Uma ação em Laranja da Terra era um sonho da Convenção, e o pastor Geraldo Mielki, da igreja-mãe, a Primeira Batista de Afonso Cláudio,sempre quis contar com alguém desempenhando um trabalho com os pomeranos, mas havia obstáculo. Cerca de 30% da população têm dificuldades com a língua portuguesa. O Mevam apoiou a iniciativa, e passamos a trabalhar. A cidade conta com quase 11 mil pessoas, e boa parte deles é de origem pomerana”, observou ele.

De acordo com Wilmar, apesar de contar com uma sede, construída por missionários americanos, a atividade levará um tempo para ganhar a confiança da comunidade. “Certa vez, uma senhora me perguntou se o trabalho seria interrompido novamente se eu fosse embora. A falta de continuidade dos trabalhos anteriores deixou as pessoas com um pé atrás. Muitas vezes as pessoas acabavam indo para outras denominações que também estão na região”.


Uma importante ferramenta de evangelismo, o rádio também é usado para levar a Palavra de Cristo. “As rádios ainda têm uma repercussão muito grande no interior. E em Laranja da Terra os programas são uma marca registrada das igrejas. Quando o pastor Geraldo ainda estava aqui, já havia o programa ‘Bebendo na Fonte’, que ficou depois dois anos fora do ar. Quando cheguei, buscamos trazê-lo de volta. De imediato, conseguimos 30 minutos na segunda-feira. E desde o início de março, o ampliamos para dois dias, às segundas e às quintas, sempre às 7h, na rádio Líder FM – 104.9. A programação tem músicas e orações tanto em português quanto em pomerano, colocando-se de uma forma que todos possam entender e refletir”, enfatizou ele.

Outra grande iniciativa com etnias é realizada há duas décadas com os índios guarani em Aracruz. “Temos lá o pastor Adilson Rodrigues. O nosso desafio é a estruturação de uma liderança indígena e estamos trabalhando com estudos bíblicos sobre a liderança na igreja local”, destacou o pastor Keiny Moreira, coordenador de Missões Estaduais.
>>

www.missoesestaduais.com

Campanha de Missões Estaduais 2015
O Espírito Santo Clama, quem responderá?

0 comentários:

Postar um comentário

 

MISSIONÁRIOS dos batistas capixabas

Copyright © 2015 Missões Estaduais
Ministério de Missões e Evangelismo
Convenção Batista do Estado do Espírito Santo
Coordenação do MEVAM por Pr. Keiny Moreira
Criação e marketing da campanha por Pr. Jullyander de Lacerda
Template distribuído Gratuitamente